NOSSO PATRONO


Léon Denis


Biografia


Autodidata, tendo mostrado inclinações literárias e filosóficas, aos 18 anos travou contato com O Livro dos Espíritos e tornou-se adepto da Doutrina Espírita. Desempenhou importante papel na sua divulgação, enfrentando as críticas do positivismo materialista, doateísmo e a reação do Catolicismo. Foi ainda membro atuante da Maçonaria.[1]
Em 1899 participou do II Congresso Espírita Internacional. Participou ainda do Congresso Espírita de Bruxelas (Bélgica).
A partir de 1910 a sua visão começou a diminuir, mas isso não impediu que prosseguisse no trabalho de defesa da existência e sobrevivência da alma. Logo depois da Primeira Guerra Mundial, aprendeu a linguagem Braille.
Em 1925 foi aclamado presidente do Congresso Espírita Internacional (Paris), no qual foi formada a Federação Espírita Internacional.
A sua grande produção na literatura espírita, bem como o seu caráter afável e abnegado, valeram-lhe a alcunha de Apóstolo do Espiritismo.
Ao longo de sua vida manteve estreita ligação com a Federação Espírita Brasileira, tendo sido aprovada por unanimidade a sua indicação para sócio distinto e Presidente honorário da instituição (1901)[2]

[editar]As religiões e a verdade

Léon Denis afirmou que "a verdade assemelha-se às gotas de chuva que tremem na extremidade de um ramo; enquanto ali estão suspensas, brilham como diamantes puros no esplendor do dia; quando tocam o chão, misturam-se com todas as impurezas. Tudo o que nos chega do Alto corrompe-se ao contato com a terra; até o íntimo do santuário o homem levou suas paixões; as suas concupiscências, as suas misérias morais. Assim em cada religião o erro, fruto da terra, mistura-se à verdade que é o bem dos céus"[3].

[editar]Citações

Recorda-te de que a vida é curta; esforça-te, pois, por conquistar, enquanto o podes, aquilo que vieste aqui realizar: o verdadeiro aperfeiçoamento. Possa teu espírito partir desta Terra mais puro do que quando nela entrou! Pensa que a Terra é um campo de batalha, onde a matéria e os sentidos assediam continuamente a alma; corrige teus defeitos, modifica teu caráter, reforça a tua vontade; eleva-te pelo pensamento, acima das vulgaridades da Terra e contempla o espetáculo luminoso do céu.
—Léon Denis, no seu livro Depois da Morte.

[editar]Principais obras

Dentre suas obras, destacam-se:
                    Cristianismo e Espiritismo (FEB)
                   Depois da Morte (FEB)
                    Espíritos e Médiuns (CELD)
                   Joana D'Arc, Médium (FEB)
                    No Invisível (FEB)
                   O Além e a Sobrevivência do Ser (FEB)
                   O Espiritismo e o Clero Católico (CELD)
                   O Espiritismo na Arte (Lachâtre)
                   O Gênio Céltico e o Mundo Invisível (CELD)
                    O Grande Enigma (FEB)
                    O Mundo Invisível e a Guerra (CELD)
                    O Porquê da Vida (FEB)
                   O Problema do Ser, do Destino e da Dor (FEB)
                    O Progresso (CELD)
                    Provas Experimentais da Sobrevivência
                  Socialismo e Espiritismo (O Clarim)

Notas

1.       Léon Denis e a Maçonaria, de Eduardo Carvalho Monteiro
2.       CARNEIRO, 1996:56.
3.       Léon Denis. Depois da Morte e a existência da Reencarnação, p.14-15. São Paulo: Editora HEMUS, 1972.

[editar]Bibliografia

§                    CARNEIRO, Victor Ribas. ABC do Espiritismo (5a. ed.). Curitiba (PR): Federação Espírita do Paraná, 1996. 223p. ISBN 85-7365-001-X p. 54-57.
§                    DENIS, Léon. Après la mort. Paris: Ed. J. Meyer (B.P.S.), 1890.
§                    DENIS, Léon. Dans l'invisible - Spiritisme et médiumnité. Paris: Ed. J. Meyer (B.P.S.), 1911.
§                    LUCE, Gaston. Léon Denis, l'apôtre du spiritisme. Paris: Ed. J. Meyer (B.P.S.), 1928.
§                    RIZZINI, Jorge. Kardec, Irmãs Fox e Outros. Capivari (SP): Editora EME, 1994. 194p. ISBN 8573531517

Nenhum comentário:

Postar um comentário