27 março 2012

Mensagem da Semana

VIGIA A PALAVRA


Não utilizes a palavra a esmo e não deixes de ser transparente em tuas opiniões.

O sofisma é sempre uma artimanha das trevas para ocultar a Verdade. Jesus falava com simplicidade e, porventura, quando os apóstolos não revelavam imediata compreensão das parábolas, dispunha-se a explicá-las para que não lhes sobrepairasse qualquer dúvida no espírito. A palavra é a expressão do pensamento que, por sua vez, em última análise, é tua própria identidade. O verbo excessivo, por mais eloquente e erudito, confunde, ao invés de esclarecer.

O Mestre foi claro quando sentenciou: "Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno." A palavra é o instrumento do entendimento humano; os conflitos armados, a violência, e toda e qualquer expressão do mal entre os homens costumam ser antecedidos por ela. Fala sempre modulando a tua voz em vibrações de paz. Não converses além do que te seja necessário para confortar e esclarecer.

A palavra tem poder de indução hipnótica e de sugestão, capaz de induzir à ação os que ainda não lograram suficiente discernimento.

A responsabilidade de quem fala é quase compatível com a responsabilidade de quem faz e, não raro, chega mesmo a superá-la.

Os espíritos pseudossábios escondem a sua ignorância com discursos brilhantes. Tanto quanto se faz indispensável vigiar a palavra em teus lábios, vigia os teus ouvidos... Não ofertes sintonia ao verbo que não esteja a serviço do bem.

A palavra, através dos séculos, verbalizada ou escrita, tem sido cativeiro para a Humanidade, em seus anseios de conhecimento da verdade que liberta.

Pondera o que dizes e não te faças, consciente ou inconscientemente, instrumento do "maligno". Haverás também de responder, mais tarde, pela menor palavra que pronunciaste de maneira inconsequente e invigilante.

Um comentário:

  1. “Sensibilidade”

    Sempre é tempo de acreditar! Ir mais longe,
    Quebrar limites, Amar incondicionalmente,
    Transformando a mente em albergue de paz.
    Nada é tão longe que não se chegue, nem tão
    Perto que não se perca de vista.
    Cada dia reclama novo Esforço, cada momento
    Nova avaliação assim não perderá a direção.
    Quando amamos é verdade, aumentamos nossa sensibilidade, caímos por vezes na maldade,
    Por Não ter vivido o amor com mais intensidade.
    É preciso sim amar hoje!Amanhã nem pensar,
    Ontem nunca mais, pois somente o agora é o nosso eu infinito. Vamos acreditar em nossa capacidade de amar, Sentindo a brisa do amor tocar no intimo do nosso ser.
    (D.A.R)
    Gostei muito do seu blog

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir